Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Internet: Evite Problemas na Hora da Compra On-Line

Edição do dia 22/08/2012
23/08/2012 00h47 - Atualizado em 23/08/2012 01h51

Pesquisa mostra aumento no número de vítimas de crimes virtuais

Para evitar problemas na hora da compra, os técnicos em segurança virtual orientam a só comprar em sites confiáveis e não compartilhar computadores no trabalho ou em lan house.

Patrícia Taufer São Paulo, SP
Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de São Paulo mostra que o receio de fraudes na hora de gastar na internet aumentou. De cada dez entrevistados, seis deixam de fazer ou compram menos na rede por receio de fraudes. No ano passado, eram cinco em cada dez.

As vítimas de crimes virtuais passaram de 8,5% para quase 13% dos pesquisados. "Existe um crescimento no número de transações no comércio eletrônico, mas também por outro lado, existe um receio desse internauta em realizar compras pela internet em decorrência mesmo do aumento das fraudes”, explica a economista da Fecomércio, Kelly Carvalho.

Os técnicos em segurança virtual sempre orientam a só comprar em sites confiáveis, não compartilhar computadores no trabalho ou em lan house, por exemplo. É importante também tomar cuidado com as redes públicas ou gratuitas que existem em aeroportos, hotéis e shoppings. Elas também podem deixar as suas compras mais vulneráveis.

Em sites confiáveis, como os de grandes lojas e bancos, os dados são criptografados por um programa de computador, que embaralha tudo para impedir a identificação. Em redes públicas isso não acontece. Na hora da compra, um hacker poder interceptar a conexão e direcionar o cliente para um site falso, onde os dados confidenciais são roubados sem que ninguém perceba.

Apesar de a pesquisa apontar o medo na hora de gastar on-line, dados divulgados mostram o crescimento do mercado virtual. No primeiro semestre, o faturamento passou de R$ 10 bilhões - aumento de 21%. Hoje, quase 38 milhões compram pela internet.

Nenhum comentário: