Em troca de Wi-Fi gratuito, brasileiros aceitam publicidade no celular
Da Redação IDGNOW
10/10/2012 - 16h00  - Atualizada em 10/10/2012 - 16h02
Pesquisa mostra que mais de 70% dos usuários 
móveis no País considera conexão Wi-Fi mais veloz que a 3G, e deseja que
 operadora ofereça o serviço.
Estudo divulgado nesta quarta (10) pela Cisco revela que o
 Wi-Fi é o meio preferencial para a conexão móvel à internet, mesmo em 
smartphones. Embora a residência seja o lugar em que os dispositivos 
móveis são mais conectados à internet, o consumidor deseja ter acesso 
Wi-Fi em todos os locais onde vai. Quase metade dos entrevistados 
aceitaria receber publicidade em troca de acesso gratuito.
Em relação ao 3G, o Wi-Fi é considerado mais veloz por 71%
 dos brasileiros. Menor custo e melhor performance para aplicações 
através do Wi-Fi foram atributos destacados por 61% dos pesquisados. Já 
53% acredita que o padrão seja mais confiável e mais fácil de usar.
O estudo “O que os consumidores querem do Wi-Fi”
 , realizado com 650 consumidores de banda larga a partir de 18 anos de 
idade, no mês de maio, traçou o comportamento, necessidades e nível de 
interesse dos usuários, assim como as oportunidades para as operadoras 
neste mercado.  A pesquisa também foi realizada no Canadá, Reino Unido, 
México e Estados Unidos. 
Veja os principais destaques
 
• A maioria dos usuários conecta seus dispositivos via Wi-Fi de algum ponto em algum momento, incluindo 80% daqueles que se conectam à internet por smartphones
• A maioria dos usuários conecta seus dispositivos via Wi-Fi de algum ponto em algum momento, incluindo 80% daqueles que se conectam à internet por smartphones
• 78% dos usuários de laptops, 75% de tablets e 57% de smartphones preferem  a conexão via Wi-Fi
 
• Oferecer acesso gratuito a uma rede de hotspots Wi-Fi é 
uma forma importante para o provedor de banda larga manter o cliente. 
Para 83% dos entrevistados, é "extremamente ou muito importante" que a 
operadora de banda larga ofereça tal serviço, sendo que 69% muito 
provavelmente mudariam de provedor para ter acesso Wi-Fi gratuito
• 52% dos entrevistados gostariam de ter acesso Wi-Fi em 
qualquer lugar. Há grande interesse pela disponibilidade em espaços 
públicos abertos, como praças e parques, apontados por 37% dos 
pesquisados; e ruas e rodovias, por 33%
• 45% dos consumidores aceitariam receber publicidade em 
seus dispositivos móveis em troca de acesso livre à rede Wi-Fi, sendo 
que apenas 7% não aceitariam de forma alguma
• Os usuários gostariam de novos serviços baseados em 
Wi-Fi que melhorem a experiência de varejo, ofereçam roaming nacional e 
internacional entre redes Wi-Fi e acesso seguro a conteúdo remoto 
• Os resultados da pesquisa indicam que podemos estar 
próximos de uma "Nova Mobilidade" em que Wi-Fi e redes móveis estarão 
perfeitamente integradas e indistinguíveis para o usuário de dados 
móveis. Mais de 80% dos consumidores estão interessados em uma proposta 
de serviço que permita a conexão de dados transparente, com volume de 
tráfego ilimitado, via redes de acesso móvel celular e Wi-Fi integradas e
 com grande cobertura, por uma taxa fixa mensal.
Para o diretor de estratégia para Operadoras do Cisco IBSG
 no Brasil, Luiz Lima, a pesquisa confirma a relevância estratégica que o
 Wi-Fi pode ter para as operadoras. “O Wi-Fi representa uma grande 
oportunidade para provedores de banda larga fixa fidelizarem seus 
clientes e ganharem receitas adicionais. Para operadoras móveis, além do
 diferencial competitivo, o Wi-Fi se apresenta como uma excelente 
alternativa para o escoamento de uma parcela do crescente tráfego de 
dados, o chamado Wi-Fi offload”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário