Em troca de Wi-Fi gratuito, brasileiros aceitam publicidade no celular
Da Redação IDGNOW
10/10/2012 - 16h00 - Atualizada em 10/10/2012 - 16h02
Pesquisa mostra que mais de 70% dos usuários
móveis no País considera conexão Wi-Fi mais veloz que a 3G, e deseja que
operadora ofereça o serviço.
Estudo divulgado nesta quarta (10) pela Cisco revela que o
Wi-Fi é o meio preferencial para a conexão móvel à internet, mesmo em
smartphones. Embora a residência seja o lugar em que os dispositivos
móveis são mais conectados à internet, o consumidor deseja ter acesso
Wi-Fi em todos os locais onde vai. Quase metade dos entrevistados
aceitaria receber publicidade em troca de acesso gratuito.
Em relação ao 3G, o Wi-Fi é considerado mais veloz por 71%
dos brasileiros. Menor custo e melhor performance para aplicações
através do Wi-Fi foram atributos destacados por 61% dos pesquisados. Já
53% acredita que o padrão seja mais confiável e mais fácil de usar.
O estudo “O que os consumidores querem do Wi-Fi”
, realizado com 650 consumidores de banda larga a partir de 18 anos de
idade, no mês de maio, traçou o comportamento, necessidades e nível de
interesse dos usuários, assim como as oportunidades para as operadoras
neste mercado. A pesquisa também foi realizada no Canadá, Reino Unido,
México e Estados Unidos.
Veja os principais destaques
• A maioria dos usuários conecta seus dispositivos via Wi-Fi de algum ponto em algum momento, incluindo 80% daqueles que se conectam à internet por smartphones
• A maioria dos usuários conecta seus dispositivos via Wi-Fi de algum ponto em algum momento, incluindo 80% daqueles que se conectam à internet por smartphones
• 78% dos usuários de laptops, 75% de tablets e 57% de smartphones preferem a conexão via Wi-Fi
• Oferecer acesso gratuito a uma rede de hotspots Wi-Fi é
uma forma importante para o provedor de banda larga manter o cliente.
Para 83% dos entrevistados, é "extremamente ou muito importante" que a
operadora de banda larga ofereça tal serviço, sendo que 69% muito
provavelmente mudariam de provedor para ter acesso Wi-Fi gratuito
• 52% dos entrevistados gostariam de ter acesso Wi-Fi em
qualquer lugar. Há grande interesse pela disponibilidade em espaços
públicos abertos, como praças e parques, apontados por 37% dos
pesquisados; e ruas e rodovias, por 33%
• 45% dos consumidores aceitariam receber publicidade em
seus dispositivos móveis em troca de acesso livre à rede Wi-Fi, sendo
que apenas 7% não aceitariam de forma alguma
• Os usuários gostariam de novos serviços baseados em
Wi-Fi que melhorem a experiência de varejo, ofereçam roaming nacional e
internacional entre redes Wi-Fi e acesso seguro a conteúdo remoto
• Os resultados da pesquisa indicam que podemos estar
próximos de uma "Nova Mobilidade" em que Wi-Fi e redes móveis estarão
perfeitamente integradas e indistinguíveis para o usuário de dados
móveis. Mais de 80% dos consumidores estão interessados em uma proposta
de serviço que permita a conexão de dados transparente, com volume de
tráfego ilimitado, via redes de acesso móvel celular e Wi-Fi integradas e
com grande cobertura, por uma taxa fixa mensal.
Para o diretor de estratégia para Operadoras do Cisco IBSG
no Brasil, Luiz Lima, a pesquisa confirma a relevância estratégica que o
Wi-Fi pode ter para as operadoras. “O Wi-Fi representa uma grande
oportunidade para provedores de banda larga fixa fidelizarem seus
clientes e ganharem receitas adicionais. Para operadoras móveis, além do
diferencial competitivo, o Wi-Fi se apresenta como uma excelente
alternativa para o escoamento de uma parcela do crescente tráfego de
dados, o chamado Wi-Fi offload”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário