Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Como o afastamento da Presidente influencia o Mercado Imobiliário

Como o afastamento da presidente influencia o mercado imobiliário

O plenário do Senado Federal aprovou o afastamento da presidente Dilma Rousseff por 55 votos a favor e 22 contra. Após o aval, a presidente ficará afastada durante 180 dias até o julgamento final pelo Senado. Como política e economia sempre andam lado a lado é importante ressaltar a atual situação do País. O Brasil está mergulhado em uma das piores recessões de sua história. A crise política afetou diretamente na economia brasileira, que sente os efeitos da instabilidade do País, como o aumento do número de desempregados e estabelecimentos fechados.

dilma

Diante desse cenário, é interessante mostrar como o mercado deve agir com todas essas mudanças que estão ocorrendo. A cada fase do processo de impeachment, o mercado se influenciava. Toda vez que o governo atual ganhava força, os investidores recuavam, assim como qualquer enfraquecimento do Planalto, a confiança na economia aumentava. Com o mercado imobiliário não é diferente.
Com o afastamento da presidente é importante ressaltar alguns pontos que influenciam o mercado imobiliário.

mercado

Resgate da confiança
Uma das maneiras para melhorar o mercado é resgatar a confiança. Esta que estava abalada com uma economia frágil que não dava boas expectativas para os investidores. Como falamos anteriormente, o mercado sempre reagiu bem com a ideia de impeachment e por isso, com o afastamento da presidente do executivo, as expectativas são de melhora na economia e consequentemente no mercado imobiliário.

Dólar caindo
Com os investidores mais otimistas, a tendência é que o dólar caia e a bolsa suba. Isso foi visto durante todo esse primeiro semestre no país. Desde que o processo de impeachment estava sendo cotado para a câmara dos deputados, o dólar já ameaçava uma queda e com a votação favorável isso se concretizou. Agora, com o afastamento, a expectativa é que continue caindo.

Juros em queda
Seguindo a premissa de otimismo dos investidores e assim valorização no mercado, os juros tendem a cair. Isso faz com que o mercado imobiliário se valorize, já que a tendência é de que as pessoas tenham maior facilidade para comprar devido ao crédito ampliado. Claro que tudo isso com muita cautela, pois a insegurança ainda existe com o governo interino.

A inflação
Outra tendência bastante importante para esse momento político e econômico nacional é que a inflação fique mais segura. Com isso os possíveis investidores imobiliários, afetados diretamente por qualquer decisão do impeachment, estejam mais confiantes para fazerem negócios no setor.

Nenhum comentário: